quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mashup para as massas – ferramentas para não desenvolvedores

A integração de conteúdos, de fontes distintas disponíveis na Internet, conhecido como Mashup, é um dos conceitos básicos da Web 2.0.

Recentecentemente, empresas líderes da Internet, Microsoft, Google e Yahoo! atualizaram suas ferramentas para permitir o acesso de não programadores à criação, compartilhamento e publicação de mashups.

Por meio das ferramentas Microsoft Popfly (http://www.popfly.com/) , Google Mashup Editor (code.google.com/gme) e Yahoo Pipes (pipes.yahoo.com/pipes/), os usuários podem combinar diferentes tipos de conteúdo web, incluindo textos, imagens, páginas web, RSS feeds, gadgets e aplicações.

O Microsoft Popfly é uma ferramenta baseada em uma interface online que permite a construção de páginas web e mashups, totalmente integrada com o Silverlight. Os iniciantes têm ao seu dispor uma Wiki mantida pelo time de desenvolvimento do Popfly da Microsoft's Developer Division (http://www.popflywiki.com/).

Já a ferramenta da Google Mashup Editor, atualmente em beta e baseada em Ajax, apresenta uma interface mais orientada aos desenvolvedores do que aos usuários finais.

Finalmente, o Yahoo Pipes, assim como o Microsoft Popfly, permite que usuários sem conhecimento de programação, manipulem dados distribuídos por toda a Web, levando o conceito dos mashups às massas, o que certamente contribuirá para a criação de uma nova e interessante safra de mashups e o aumento da sua popularidade.

Com isso, todos têm a ganhar com a geração de novos serviços web, que agregam informações já existentes, integrando dados dispersos e gerando novos conhecimentos. Um excelente exemplo é o Time Space Map, um interessante aplicativo web já comentado neste blog, baseado na combinação de fontes de dados históricos da Wikipedia com mapas e informações cartográficas do Google Maps.

Veja a seguir um vídeo ilustrando o passo-a-passo da criação de um mashup no Microsoft Popfly, mapeando informações obtidas via RSS Feed, georreferenciadas por um componente do Popfly e então viasualizadas nos mapas do Microsoft Virtual Earth.

Um comentário:

Daniel Monteiro disse...

Muito boa a matéria! São ferramentas essenciais quando falamos de democratização do conhecimento!