terça-feira, 28 de abril de 2009

Você já “orkutou” hoje?

Cabec

clip_image002Todos os dias são criadas novas Redes Sociais e cada vez mais pessoas aproveitam seus momentos de lazer nestes sites. Atualmente, os internautas já consomem mais tempo acessando Redes Sociais do que utilizando o Correio Eletrônico, até então a ferramenta mais utilizada na rede.

No Brasil, o Orkut é o “campeão de audiência” neste cenário, todavia, no panorama mundial, a maior de todas as Redes Sociais é o Facebook, que acaba de superar a marca de 200 milhões de usuários, ou seja, se esta Rede Social fosse um país, teria uma população maior que a do Brasil e seria o 5º. mais populoso do mundo.

No filme “Ele não está a fim de Você”, da New Line Cinema (ainda em exibição nos cinemas), Drew Barrymore interpreta uma jovem imbuída em conquistar seu grande amor virtualmente. Em determinado momento da trama ela surpreende a platéia ao utilizar o termo “ele me Facebookou” (he facebooked me), no intuito de informar que seu pretendente lhe enviou um recado pela Rede Social.

Assim, os termos e conceitos criados na era da Internet já estão sendo revistos e ampliados a fim de adaptarem-se às novas necessidades de comunicação da vida online. Isto posto, obviamente a estratégia de marketing online do filme “Ele não está a fim de Você” conta com uma ação no próprio Facebook.

No cenário do market online, as principais Redes Sociais com potencial como plataforma de mídia atualmente são: Facebook, Twitter, LinkedIn e a Blogosfera.

A grande maioria dos anunciantes (88%) está investindo em alguma das principais Redes Sociais, embora 72% tenham iniciado suas campanhas há apenas alguns meses.

Ciclo de Vida dos Usuários das Redes Sociais

Redes Sociais Percentual de usuários por horas semanais

O maior atrativo das Redes Sociais é sua crescente audiência online, tanto em casa, quanto no trabalho. Segundo a Comscore, o Facebook ultrapassou o MySpace em 2008, quando apresentou um crescimento de 158% em sua quantidade de usuários. Segue abaixo, o ranking da Comscore apresentando as 06 maiores Redes Sociais da atualidade, em escala mundial. E, em seguida, um mapa ilustrando o marketshare das maiores Redes Sociais em cada um dos continentes:

Social Network Audience Rank Worldwide

1º.

FACEBOOK.COM

2º.

MYSPACE.COM

3º.

HI5.COM

4º.

FRIENDSTER.COM

5º.

Orkut

6º.

BEBO.COM

Maiores Redes Sociais por continente

MapaMundi

A fim de ilustramos as diversas formas como os usuários estão se relacionando com as Redes Sociais, segue uma interessante apresentação de Evan Williams no TED sobre várias maneiras como o Twitter vem sendo utilizado. Esta Rede Social foi fundada em 2006 e já conta com mais de 4,4 milhões de usuários. O crescimento do Twitter tem sido vertiginoso, tanto que em janeiro de 2009 ultrapassou pela primeira vez a quantidade de acessos semanais do famoso Digg, outra Rede Social orientada a notícias, fundada em 2004 e contando com mais de 34,4 milhões de usuários.


Por fim, elaboramos um estudo comparando a Utilidade (nos aspectos profissionais e de lazer) à Audiência de cada uma das maiores Redes Sociais atuais.

Quadrante mágico das Redes Sociais – por blog da Economia Digital

Quadrant

LinkedinDiamond LoungePetKutBeboLive JournalJustin.tvUOL KICQMultiplySecond LifeFriendsterHi5Windows Live SpacesNingGoogle LatitudeTwitterQikPing.fmFriendFeedDiggFlickrLast.fmDeliciousOrkutMySpaceYouTubeFacebook

Todos os logos são clicáveis permitindo a navegação nas Redes Sociais analisadas.



  • Twitter - Serviço de microblogs, baseado no conceito de envio de mensagens no padrão SMS (Short Message Service).
  • Delicios – Aponta o que é moda na web. Permitindo salvar os endereços web preferidos.
  • Justin.TV - A TV do futuro está aqui, e seu público também. No Brasil a comunidade de VoD (Video on Demand) similar é a EnterPLAY.
  • friendfeed - "Rede das Redes Sociais". Este site agrega todas as informações, de todas as redes sociais, dos contatos (amigos) de seus usuários.
  • Last.fm - Exemplo do caminho que o rádio está trilhando para que seu conceito continue a existir, mesmo que apenas na web.
  • Diamond Lounge - Rede Social com acesso restrito apenas a VIPs e ricaços.
  • PetKut - Faça já um orkut animal para ele no PetKut, onde só animais tem perfis.
  • Hi5 - Rede Social para quem gosta de Britpop, usa cabelo desfiado e calças skinny.
  • ICQ - Se alguém achou que o ICQ havia morrido, enganou-se completamente. Além de ainda estar ativo, evoluiu de um simples software do comunicação instantânea para uma Rede Social.

2 comentários:

Daniel Monteiro disse...

Ótimo Post!!

Será de extrema utilidade a quem quiser saber quais são as melhores redes de relacionamento, em especial, profissionais que estejam montando seu network online, que é uma realidade que tem como nicho o Linkedin, mas na verdade se espalha por todas as redes sociais.

Sérgio Rodrigues disse...

Este aposta nas redes sociais poderá dar frutos no entanto deverá ser conjugada com outras ferramentas de forma a que possa ser mais eficiente em termos de propagação de informação.
Uma ferramenta como o E-goi consegue aliar todo o potencial do "e-mail marketing" e difundir as informações e/ou produtos automaticamente nas redes sociais.
Aumenta exponencialmente a quantidade de referências a uma marca, sobe a sua cotação no ranking dos motores de busca (preferencialmente o google), poupa tempo e dinheiro.
Argumentos mais que suficientes para a aposta neste tipo de soluções.
Este artigo é elucidativo:
Envie as suas campanhas para todas as redes sociais