sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os novos gigantes de Telecom: Apple, Google, Microsoft e Nokia

Bandwidth War IV - O império realmente tenta contra-atacar.

Bandwidth War
Dividindo Gastos

O que se debate, neste momento, é a enorme e irreversível Mudança das Regras do Jogo sofrida pelo mercado de Telecom na última década.

Empresas entrantes, como a Apple e a Google viraram, rapidamente, gigantes do setor, mesmo sem ter sido "formalmente convidadas" para a festa. Todavia, elas foram, de fato, as maiores responsáveis pela explosão no consumo de dados, graças a suas plataformas móveis – iOS e Android –, lojas de aplicativos – App Store e Android Market – e, portais de conteúdo – iTunes, Youtube e Google Maps.

A renda delas, porém, aumentou bem mais do que as das Operadoras de Telecom. E estas, uma vez que enfrentam dificuldades reais para arcar com o crescente tráfego de informações, buscam ajuda para pagar pela infraestrutura necessária. Naturalmente, as empresas de Steve Jobs e Larry Page não veem com bons olhos a proposta de divisão de custos.

Assim, o que se questiona, neste momento, é se as Empresas de Conteúdo e Hardware devem ou não trabalhar em parceira com as Operadoras de Telecom. Embora obviamente não estejam dispostas a dividir os gastos neste momento, provavelmente devem mudar de ideia quando seus serviços começarem a perder qualidade por conta do mal estado das conexões. Por exemplo, o que a Google fará quando seu Google Voice deixar de funcionar por falta de manutenção e/ou upgrade das redes de comunicação?

A companhia de Mountain View até tentou um acordo com a Verizon, em que, provavelmente, a ajudaria nos gastos com a Internet. No entanto, a aliança foi rejeitada por ferir a neutralidade de rede – que determina que todo o tráfego deve ser tratado da mesma forma pelas operadoras. A Google, no entanto, não quer prestar auxílio para garantir uma conexão veloz a concorrentes, como o Facebook, mas, sim, uma acesso privilegiado a suas próprias páginas.

Em um possível cenário de parcerias, uma possibilidade é que, se os custos serão divididos, os lucros também o sejam. Um exemplo prático do sucesso de cenários assim, é o da parceria da Apple com a AT&T para o lançamento do iPhone.

Enfim, Apple, Google, Facebook, Microsoft e Nokia, por mais gigantes que sejam, não conseguirão continuar alheias à necessidade iminente de apoio aos investimentos na infraestrutura de Telecom, como um todo.

But, at the end of the day, no matter what happens regarding the current argument over Internet bandwidth restrictions, Internet freedom, and so on, bandwidth limits of use are coming. Someone has to pay for the increased use of the Net. And this bill will not be paid by the Telcos alone”…

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: