quinta-feira, 28 de agosto de 2008

No início havia a foto, então surgiu o vídeo... Agora preparem-se para o Photosynth!

Há alguns dias, ao assistir a um episódio do seriado de TV CSI, deparei-me com um novo e interessante serviço Web, o Microsoft Photosynth.

O Photosynth (http://photosynth.net/Default.aspx) trás novidades que certamente impactarão na forma como registramos digitalmente nossos momentos especiais, pois aprimora exponencialmente a já agradável atividade de compartilhar ou revisitar as lembranças digitais de viagens memoráveis ou ainda explorar virtualmente novos destinos, ainda não visitados.

O ferramental necessário para a utilização do Photosynth consiste apenas de uma câmera digital comum. Assim, depois de tiradas as fotos, pode-se utilizar o Photosynth para transformá-las em uma navegação tridimensional, uma verdadeira experiência 3D.

Desta forma, com nada mais do que uma câmera digital e um pouco de inspiração, pode-se utilizar o Photosynth para transformar fotos digitais regulares em um cenário de 360º. O Photosynth torna isto possível analisando cada foto à procura das similaridades com cada uma das demais. Ao final da análise, utiliza a informação gerada para a construção de um modelo 3D, recriando o ambiente onde as fotos foram tiradas.

Finalmente, no episódio do CSI assistido, a ferramenta foi utilizada para agrupar as fotos tiradas em uma festa de formatura, criando um ambiente tridimensional da cena do crime ocorrido durante a festa.

Nenhum comentário: