sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Google Domestic Trends: Acompanhamento de Setores da Economia

Acaba de ser lançado mais um excelente serviço no Google Finance, o Google Domestic Trends.

O Google Domestic Trends (Tendências de Mercado) acompanha as o tráfego de buscas no Google relacionadas a setores específicos da economia. O objetivo da ferramenta é a de monitoramento de mudanças no volume de pesquisa no google.com a fim de identificar prováveis novas tendências emergindo na Internet. Para tanto, foram criados 23 índices, que monitoram os principais setores econômicos, tais como varejo, indústria automobilística, e desemprego.

Por exemplo, o Google Luxuries Index monitora as pesquisas contendo as seguintes palavras chave: jóais, anéis, diamante, joalherias, Tiffany e assim por diante. Como pode-se notar, no gráfico abaixo, este índice apresenta picos de sazonalidade em dezembro, no entanto, nos dois últimos anos, houve uma grande depressão provocada pelo impacto da Crise Financeira Mundial na aquisição de artigos de luxo.

image

Por fim, os gráficos gerados pela ferramenta permitem a fácil comparação online entre a variação das ações de empresas e os respectivos índices do Google Trends. Estes dados também se encontram disponíveis para download, facilitando a construção de modelos de comparação locais.

Nenhum comentário: