terça-feira, 25 de janeiro de 2011

e-Commerce apresentará forte Expansão Internacional em 2011

Cross Border ou Abertura de Lojas Regionais?




Se depender das apostas da Forrester Research, o primeiro grande passo para a internacionalização do Comércio Eletrônico se dará organicamente, por meio da abertura de lojas online em outros países.

Segundo a Forrester, em 2011 o e-Commerce deverá finalmente transpor suas fronteiras locais. Em 2010 alguns varejistas já iniciaram a sua expansão, como a Gap, no Reino Unido e China, e a Zara, que lançou lojas virtuais em seis países da Europa.

Neste cenário, o Canadá e o Reino Unido são os destinos mais procurados pelos varejistas online, todavia os mercados emergentes também prometem agitar 2011.

Uma pesquisa da McKinsey indica que mais de 75% das empresas pesquisadas esperam apresentar lucros nas operações em mercados emergentes nos próximos cinco anos, sendo que metade delas espera que esse lucro represente mais de 25% do total.

Confira algumas tendências de e-Commerce para 2011:

- Opções de frete internacional nas lojas virtuais;
- Investir em infra-estrutura interna antes de atuarem em novos mercados;
- Centralizar os departamentos responsáveis pela expansão global do e-Commerce, utilizando a tecnologia da informação para entender o mercado de cada país alvo;
- A China está no topo da maioria das iniciativas de expansão web. Um fator que a favorece é apresentar a maior população online do mundo, com um mercado de quase US$ 50 bilhões, que cresce a um ritmo de 25% ao ano.

O Brasil também está no radar dos países promissores no cenário da internacionalização do e-Commerce. Exemplo disso é que alguns varejistas americanos iniciaram o processo de expansão de suas operações online no país para atender a nossa demanda interna (23 milhões de e-Consumidores). É o caso do Walmart que lançou a tendência em 2008, e da Sephora que comprou 70% da brasileira Sack’s em 2010. Nos próximos 12 meses deve aumentar ainda mais o interesse neste mercado de crescimento acelerado.

- Posted using BlogPress from my iPad


Nenhum comentário: