Atualmente as tentativas de fraude e roubo vêm aumentado na Internet. A maioria visa obter números do cartão de crédito. Com um mínimo de entendimento sobre o funcionamento da rede e familiaridade com as falsificações utilizadas, é possível escapar desses golpes.
Os riscos que corremos não podem nos afastar das tecnologias atuais, tão necessárias que já se tornaram indispensáveis em nossa vida. Elas devem funcionar para nosso benefício e nos ajudam em todos os sentidos. Entretanto, há um lado cruel da utilização da Internet para exploração das pessoas, que não deve nos atemorizar a ponto de condenar todo o sistema. A Internet torna nosso estilo de vida mais ágil, reduzindo a burocracia e tornando os serviços acessíveis, com redução de desperdício de energia.
Os perigos existentes na web revelam a face escura da natureza humana. Cada novo vírus criado, cada fraude imaginada e posta em prática, atacam um indivíduo desprevenido e confiante, que é enganado por um desconhecido que julgou ser seu amigo, atraído por uma promessa, desejoso de consumir um produto ou também acreditando que achou “a galinha dos ovos de ouro” em um golpe de sorte.
Sem conhecimento do perigo, o internauta pode acessar um site falso, julgar que está em um ambiente confiável. Até mesmo um bom anti-vírus não é suficiente para a segurança de um usuário. O mais importante é usar o bom senso, “confiar desconfiando”, não aceitar ofertas mirabolantes, pesquisar o histórico do site e não aceitar arquivos desconhecidos.
Para compras, a Internet oferece informações úteis, comparando serviços e preços em sites confiáveis. Atualmente é possível fazer uma cotação até para empréstimos e financiamentos, simulações para planos de saúde e seguro de vida. É possível comprar na Internet com preços mais acessíveis do que no comércio local e receber em casa de forma segura. As opções para crédito variam desde o uso do cartão até o pagamento por boleto bancário ou depósito na conta do vendedor. Entretanto, a maneira mais segura vem sendo oferecida pelos sites de pagamento seguro, que registram a operação e oferecem toda a comprovação do procedimento, para segurança do vendedor e do comprador.
Avisos de cobranças ou depósitos não devem ser considerados, pois dificilmente empresas sérias mandam e-mails desse tipo. Instituições bancárias também não enviam e-mails aos seus clientes, para não favorecer as fraudes.
Quando se toma os devidos cuidados, uma compra pode ser feita com segurança pela Internet e os produtos serão recebidos em casa, em perfeito estado e com toda a segurança. Aliás esse é um hábito que vem se popularizando cada vez mais. A maioria absoluta dos compradores continua comprando e está satisfeita. Existem sites valiosos sobre educação financeira, investimentos, gerenciamento financeiro, cursos online e até com dicas para economizar com seguro de carros. Com a Internet acessível a um número cada vez maior de internautas, as informações sobre os perigos da web devem ser democratizadas, para que os golpes não se difundam e prejudiquem os bem-intencionados.
Este artigo foi enviado para o blog da Economia Digital por Guilherme da Luz, editor dos site Emprestimo.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário