domingo, 18 de setembro de 2016

Impactos diretos do Entretenimento Digital (VoD e IPTV) no Negócio dos Provedores de Banda Larga (ISP)


A evolução massiva e constante do consumo de vídeo over-the-top (OTT*) por mercados como streaming, serviço móvel e realidade virtual faz com que o tratamento ao Tráfego de Vídeo será fundamental nos próximos anos para reduzir Churn de Provedoras de Acesso à Internet (ISP).

Segundo pesquisa realizada pela Huawei, o aumento do churn** decorrente da Experiência com Vídeos se comprova, pois 28% dos entrevistados mudaram de Provedor de Banda Larga nos últimos 12 meses (churn). Desses, 64% buscavam um serviço "mais confiável" ou mais veloz. E no decorrer do ano, 54% considerariam mudar para outra operadora por conexões mais rápidas ou pagando menos (ou ambos). Na avaliação da Huawei, esse churn está relacionado com a demanda (não devidamente atendida) por Serviços de Video Streaming.


Na Banda Larga Móvel, a estimativa de aumento de Tráfego de Vídeo é ainda maior, expandindo-se em dez vezes até 2020, não apenas pela demanda gerada pelo YouTube, Netflix, EnterPlay e cia, mas também pelo início da Era da Vídeo Chamada.



O impacto da popularização do 5G na melhora da qualidade do Vídeo Móvel terá Proporções Épicas!



Para entendermos a grande diferença entre as atuais tecnologias celulares, pode-se dizer que o 3G permitiu a experiência online a gráficos estáticos, enquanto o 4G tornou-se a plataforma mais adequada para o consumo de VoD (Video on Demand) em melhor qualidade e maior velocidade de download. 

Porém, a chegada do 5G é literalmente disruptiva, pois permite introduzirmos a experiência do streamig ao vivo de vídeo móvel em resolução UHD ao nosso dia-a-dia... 

Tive a oportunidade de debater esta revolução silenciosa e seus impactos diretos do Entretenimento Digital no Negócio dos Provedores de Banda Larga no evento "Encontro de Provedores Regionais de Niterói", ocorrido em 13/set/16 (http://www.eventos.momentoeditorial.com.br/25o-niteroi-13-de-setembro/).

Por meio do PPT abaixo, mostrei a relevância da oferta e do correto tratamento do Tráfego de Vídeo para a redução o Churn da Banda Larga.


Seguem os principais pontos abordados:

Entretenimento Digital: Oportunidade para os ISP

- Segundo a pesquisa Huawei / Ovum’s 2H15 Telco TV Benchmark (70 Telcos pesquisadas):

1) Produtos e Serviços

- 75% do Tráfego de Vídeo é gerado por terceiros
- A migração da Distribuição de Vídeo para o IP é uma grande oportunidade para ISP lançarem suas Plataformas de Vídeo
- “O momento é agora e a hora é esta!”, pois a janela de oportunidade já está se fechando!

2) IPTV: A Iniciativa Inicial dos Provedores de Banda Larga

- Extensão natural de serviço de valor agregado ao core da Banda Larga, a IPTV é o Pilar Central da Estratégia Clássica de evolução de ISP multiplay

3) Video OTT: da Netflix ao ISP (Operador da Rede)

- Vários Provedores de Banda Larga, mundo afora já entregam Serviços de Streaming de Vídeo

- 2/3 destes ISP provem acesso Multiscreen a Conteúdo Pay-TV
- 1/3 dos ISP pesquisados oferecem SVoD “Tipo Netflix"
- 1/4 dos ISP pesquisados distribuem Serviços de Video OTT de Terceiros

4) Parcerias ISP x OTT

- Banda Larga Fixa: mais de 20 Telcos Estrangeiras integram Serviços OTT de Vídeo de Terceiros (principalmente Netflix) em seus STB


- Banda Larga Móvel: Modelo de parceria ainda mais evidente, onde as MNO promovem e direcionam acesso a Serviços OTT de Vídeo de Terceiros (pagando por assinaturas subsidiadas), vendendo assinaturas de pacotes com tarifas premium

------------------------------------------
* OTT - Over The TopOs serviços over-the-top (OTT) são os oferecidos aos clientes pela Internet e não costumam ser fornecidos diretamente pela operadora de telecomunicações. Serviços como ferramentas de busca oferecidas pelo Google, serviços de webmail oferecidos pelo Microsoft Hotmail ou de VoD como a Netflix são exemplos de OTT. Serviços OTT se tornaram uma preocupação para operadoras de telecomunicações quando começaram a competir diretamente com serviços tradicionalmente oferecidos pelas telcos: voz, mensagens e TV paga.

** Churn - Churn Rate: O termo “Churn” é utilizado principalmente por empresas de telefonia, ele é utilizado para medir a quantidade de clientes que essas empresas perdem mensalmente e anualmente.

Nenhum comentário: