quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Como a Vecto Mobile pode contribuir com os ISP (Internet Service Providers) no fomento da IoT

Conectividade em IoT - Internet das Coisas
Independentemente da dimensão e importância a ser atingida pela Internet das Coisas, as operadoras de telefonia móvel terão uma participação de protagonismo na era da IoT
É evidente que, quando as empresas de telecomunicações praticam os conceitos da Transformação Digital (Digital Transformation – DX), fazendo uso inteligente de tecnologias digitais, elas contribuem para a evolução do mercado como um todo. Seria algo como uma implementação da Internet das Coisas no atacado! Na raiz!
Resumidamente, a Internet das Coisas pode ser entendida como projetos envolvendo a conectividade de Sensores à Nuvem, normalmente situados em regiões afastadas, onde apenas a conectividade móvel torna-se possível.
Neste cenário, a Vecto Mobile traz uma proposta única, capaz de acelerar a implementação e aumentar o valor percebido dos projetos de Internet das Coisas dosISP. Assim, por meio de sua oferta multi-operadora de telefonia móvel (Multi IMSI), com reconexão automática, a Vecto maximiza a disponibilidade dos dispositivos que se conectam à operadora de melhor sinal na região, buscando automaticamente a próxima operadora disponível, sempre que o sinal da atual tornar-se indisponível.
Desta forma, a Vecto pode ser entendida como o parceiro de última milha, capaz de conectar os sensores IoT móveis e/ou remotos à Nuvem dos ISP.
Internet das Coisas, porém, é uma extensão de conectividade para uma gama muito mais ampla do nosso ambiente, permitindo uma percepção mais profunda de dados, análises e capacidades de controle. E nesse aspecto, as operadoras de telefonia móvel podem assumir um papel ainda mais expressivo. Como a Internet das Coisas encontra-se em sua pré-infância, caso as Telcos preencham os gaps atualmente existentes nas cadeias de valor necessárias para o desenvolvimento de soluções de IoT, certamente elas contribuirão sobremaneira para a aceleração de sua adoção e ampliação de seu valor percebido.
Ciente deste cenário, a Vecto desenvolveu uma oferta de Telemetria de Dispositivos Inteligentes a fim de monitorar o funcionamento de sensores e demais dispositivos necessários para a implementação de soluções de Internet das Coisas.
Com a Telemetria Vecto Mobile (Telemetry & Predictive Maintenance), pode-se conectar e monitorar ativos de forma rápida e fácil, além de analisar seus dados (BigData) em tempo real em cockpits customizados, baseados em data science e computação cognitiva (redes neurais).
Essa solução integra a coleta de dados do dispositivo em tempo real com a aplicação de modelos analíticos preditivos e de Machine Learning.
Assim, cria-se um sistema de Manutenção Preditiva, fornecendo-se uma nova inteligência que pode promover ganhos de eficiência e aumentar os fluxos de receita, ao prever e corrigir falhas futuras nos smartdevices da Internet das Coisas.

Nenhum comentário: