terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Steve Ballmer demonstra o Windows 7 na abertura da CES

A Microsoft lançou na semana passada (09/jan/09) a versão beta do Windows 7, seu novo sistema operacional. O download gratuito pode ser feito no site oficial (http://www.microsoft.com/windows/windows-7/).

Durante a abertura da Consumer Electronics Show (CES), em 07/jan/09, o diretor-executivo da empresa, Steve Ballmer, ao comentar sobre a história de sucesso do Windows, lembrou que a visão original da Microsoft era colocar um PC em cada casa. Segundo ele, “ainda há muito trabalho a ser feito, pois hoje em dia existem "apenas" um bilhão de usuários de Windows, todavia 5 bilhões de pessoas ainda não tem computadores”.

O sucesso do lançamento do Windows 7 será emblemático para o futuro do sistema operacional, uma vez que os problemas de performance do Windows Vista atrapalharam muito a sua adoção pelo mercado corporativo. A estimativa da Microsoft é que a nova versão do produto seja lançada oficialmente entre o final de 2009 e o início de 2010.

Convergência

A convergência entre o PC, a TV e o telefone celular foi um dos focos da apresentação de Ballmer, ao preconizar que dentro em breve a TV estará totalmente integrada ao computador. Em sua visão, o PC caminha para a interação direta com as pessoas, tornando-se capaz de ouvir, ver e concluir. Assim, será possível solicitar ao computador uma reserva de vôo ou hotel, e ele saberá qual a melhor opção, baseado-se no histórico das últimas viagens realizadas.

Ainda no cenário das novidades, Ballmer demonstrou o que pode vir o futuro display dos PCs ou, quem sabe, dos eBooks, uma tela flexível com 1mm de espessura, como ilustrado a seguir:



Windows 7 para todos

Ballmer falou que o "Windows se tornou a linguagem de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo", e que "o Windows 7 é o melhor Windows desenvolvido até hoje". Ele é mais rápido, gasta menos bateria e tem menos alertas para o usuário.

A demonstração do Windows 7 foi feita por Charlotte Jones, Program Manager do Windows. Uma das novas características realçadas foi o Multitouch em telas sensíveis ao toque, que, segundo ela, está no "DNA do Windows 7". Ela fez uma demonstração utilizando um mapa 3D, em que ela ampliava a área do mapa até visualizar os prédios na cidade.

Charlotte falou também da integração do Windows Live com redes sociais como o Twitter, Flickr e agora Facebook. Em sua apresentação, ela falou sobre o conceito "Life without Walls", que, segundo a apresentadora, torna-se viável por meio da integração do Windows Mobile (celular) aos serviços do Windows Live. Veja o vídeo desta demonstração a seguir:

2 comentários:

Daniel Monteiro disse...

Muito boa a matéria! Agora é só esperar que o Windows 7 cumpra a promessa e se torne um sistema operacional realmente viável ao mercado.

Não existe mais espaço para aumentar cada vez mais as exigências de hardware para rodar um sistema, pois a própria indústria de hardware está tendo problemas em dar novos saltos reais de tecnologia. Este foi o calcanhar de aquiles do Vista.

Unknown disse...

gostei do monitor de 1mm! isso pode mudar muita coisa, mas pelo jeito ainda é limitado sobre o que pode apresentar! a ideia de e-book é legal!
Sobre o W7, realmente teremos que testar! Não vou baixa-lo agora, mas pretendo em breve dar uma olhada melhor