

Uma vez que todos os outros navegadores ampliam as suas participações nos últimos anos, o Internet Explorer (IE) vem apresentando uma queda sistemática da participação de mercado desde 2002, quando se tornou o líder absoluto do mercado de navegadores atingindo 96% do mercado.
O relatório mais recente, publicado pela Net Applications em janeiro de 2009 (ilustrado abaixo - Relatório da Net Applications) mostra que a participação do Internet Explorer é de 67,55% atualmente, tendo sido de 75,74% há apenas um ano.
Todavia, o cenário ainda pode se reverter, pois o próximo grande episódio desta Guerra está próximo, e será marcado pelo lançamento da versão 8 do Internet Explorer.
Para deter os competidores, a Microsoft conta com o Internet Explorer 8, a ser lançado neste ano. "O IE vai voltar a crescer. Ele é o mais seguro e com melhor performance. Não falo de ser o mais rápido para ler uma página, mas para realizar toda uma tarefa, como chegar ao resultado de um jogo", diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, Diretor-Geral para Mercado de Consumo e Online da Microsoft Brasil.
Barbosa também elogia a competição, "boa para o usuário, pois incentiva a inovação".
Segue abaixo uma excelente representação gráfica da dos últimos episódios da Guerra dos Navegadores (Browser Wars):

3 comentários:
Eu uso o IE mesmo, por costume talvez, mas acho a guerra sempre positiva, pois estimula os fornecedores a se moverem! ter o mercado dominado por um fornecedor gera comodismo, que não combina com a tecnologia.
Eu uso o FF por ser mais costumizavel. Mas gosto do IE e do Chrome. É a briga está ficando feia! rs. Bom para nós
O que não entendo é o motivo de ninguém utilizar o Opera, é tão bom quanto firefox! Utilizo atualmente Opera, Firefox, IE7 e Chrome (Nesta Ordem).
Postar um comentário