sábado, 18 de abril de 2009

CRIANÇAS NA INTERNET – Tudo a ver! Desde que com CUIDADO!

Criancas na Net

É cada vez mais comum ver crianças bem novas navegando na Internet, o que é ótimo! Assim elas têm acesso à informações e abrem suas cabeças para o mundo muito mais cedo.

Um estudo recente da Symantec revela comportamento de pais e crianças na rede. Segundo o qual, a relação Infância x Família x Internet já evoluiu muito, mais ainda tem um bom caminho a ser percorrido. Uma das dimensões que ainda engatinham é a “transparência” quanto à navegação dos filhos, pois, de acordo com a pesquisa, os pais se sentem mais à vontade para falar de sexo com os filhos do que perguntar quais sites por onde eles navegam.

O conceito da “e-família”, no entanto, já se consolidou nos lares do mundo inteiro, pois 14% dos internautas mundiais se declaram integrantes de "famílias virtuais”, onde pais, filhos, tios, primos, avós, etc, batem papo pela rede. Neste aspecto, a navegação na Internet tem colaborado com a maior aproximação de parentes, pois 45% dos integrantes de “e-famílias” dizem ter melhorado o relacionamento em casa devido aos contatos via Internet.

Os pais também afirmaram que os relacionamentos melhoraram por conta da Internet. Provavelmente, a razão está na praticidade de comunicação. Por meio das Redes Sociais, por exemplo, nos aproximamos de parentes geograficamente distantes, com os quais não teríamos outra forma de contato mais frequente.

Brasil é o campeão nas Redes Sociais

Os adultos brasileiros lideram quando o tema é número de contatos online. Eles têm, em média, 66,4 amigos, seguidos pela China, com 55,5, e Canadá, com 45,8. Os jovens brasileiros seguem a mesma tendência, com 65,3 amigos, mas ainda não estão à frente das crianças e adolescentes americanos, que têm 82,5 amigos virtuais.

Os 10 Mandamentos da Segurança Infantil na WEB

A Internet pode ser um lugar excepcional para que as crianças aprendam, conversem com os amigos da escola e simplesmente relaxem e explorem. Mas, da mesma forma que a Web pode ser útil, ela pode ser um perigo para as crianças. Antes de deixar que seu filho se conecte, certifique-se de estabelecer um conjunto de regras que todos possam aceitar.

Se você não sabe por onde começar, a seguir oferecemos algumas idéias que você pode comentar com eles para ensiná-los a utilizar a Internet de forma segura.

  1. Estimule seus filhos a compartilhar as experiências da Internet deles COM VOCÊ. Desfrute da Internet com seus filhos. Conhecer a Internet é a melhor forma de ajudar seu filho a evitar suas perigosas armadilhas. Seu filho respeitará conselhos dados com conhecimento de causa, mas os rejeitará se ele perceber que você não conhece o assunto.
  2. Ensine seus filhos a confiar em seus instintos. Se algo on-line os deixa nervosos, eles devem dizer isso a você.
  3. Se seus filhos visitam salas de bate-papo, utilizam programas de mensagem instantânea, jogos on-line ou outras atividades na Internet que solicitam login e senhas para identificação, ajude-os a escolhê-lo e certifique-se de que ele não revele nenhuma informação pessoal.
  4. Insista para que seus filhos nunca divulguem seu endereço, número de telefone, escola onde estudam ou qualquer outra informação pessoal.
  5. Ensine seus filhos a diferença do que é bom e do que é ruim na Internet e compare com situações do mundo real.
  6. Mostre aos seus filhos como respeitar os demais, on-line. Certifique-se de que eles saibam que as regras de bom comportamento não mudam somente porque estão em uma máquina.
  7. Insista para que eles respeitem a propriedade dos outros que estão on-line. Explique que realizar cópias ilegais do trabalho de outras pessoas (música, vídeos, jogos e outros programas) é roubo.
  8. Diga aos seus filhos que eles nunca devem marcar um encontro pessoal com amigos virtuais. Explique que os amigos on-line podem não ser quem dizem que são.
  9. Ensine a eles que nem tudo o que lêem e vêem on-line é verdade. Estimule-os a perguntarem se não estão seguros.
  10. Controle a atividade on-line dos seus filhos com software de Internet avançado. A proteção infantil pode filtrar conteúdo prejudicial, supervisionar os sites que seu filho visita e averiguar o que ele faz neles.

Veja mais em Proteção da Infância e Adolescência – no Portal do Movimento Internet Segura (MIS) - www.internetsegura.org/nsegura/index.asp – comitê da camara-e.net especializado na divulgação de Boas Práticas do uso da Internet.



Follow me on Twitter

Nenhum comentário: