segunda-feira, 8 de novembro de 2010

M&A: Tecnologia lidera movimento de Fusões e Aquisições

O ambiente de negócios favorável e o interesse crescente de fundos de investimentos está aquecendo a consolidação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Um levantamento da PricewaterhouseCoopers feito para a Agência Estado mostra que o setor contou 53 Operações de Fusão ou Aquisição (Mergers and Acquisitions – M&A) de participação societária até setembro de 2010, 25% a mais do que no mesmo período de 2009.

Segundo a consultoria, o segmento das TICs continua liderando o movimento de Fusões e Aquisições no País, concentrando quase 10% dos negócios desse tipo este ano. Entre 2007 e 2010, o número de transações no setor dobrou, num crescimento contínuo que não foi afetado pela crise. Para Alexandre Pierantoni, sócio da Price, a consolidação no setor foi impulsionada pelos fundos de private equity (de investimento em empresas), muitos deles estrangeiros.

A participação dos fundos nas operações de consolidação vem crescendo em vários segmentos, chegando a 43% do total este ano, mas Pierantoni destaca o apetite mais visível pela Tecnologia e pela Economia Digital. O potencial de crescimento é a grande aposta. O mercado de TICs no País movimentou quase R$ 20 bilhões em 2009. Projeções indicam que a cifra deve chegar a R$ 29 bilhões em 2013.

Pierantoni afirma ainda que "este é um setor ainda fragmentado, com muitas oportunidades de consolidação, e que tradicionalmente precisa de aportes de recursos para a expansão. O Brasil tem demonstrado capacidade nessa área, com empresas que já atingiram padrões internacionais e que também compram outras. Como há muitas operações de pequeno e médio porte, o setor se destaca".

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: