sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Segurança Digital como Alavanca do e-Commerce Cross Border (Transfronteriço)

Portugal está acima da média da União Europeia em e-government e já tem a infraestrutura necessária para o e-commerce internacional para as pequenas e médias empresas

Evento da Gemalto em Lisboa

Olivier Piou, CEO da Gemalto, líder mundial em segurança digital, considera Portugal um país avançado na implementação das tecnologias de segurança digital. No workshop, "A Segurança Digital como alavanca do e-commerce transfronteiriço", realizado em Lisboa, em 02/fev, Olivier Piou enfatizou a posição do país em matéria de competitividade digital e preparo: "Portugal está numa posição de liderança no que tange à competitividade digital e acima da média da UE quando se trata de comércio eletrônico e serviços de governo eletrônico. O país tem implementado de forma proativa as infraestruturas de segurança digital nos últimos anos, com base em certificados digitais (PKI / ICP), assinaturas digitais e identidades eletrônicas (p.e.: Cartão do Cidadão inteligente), bem como os serviços públicos on-line que facilitam a vida dos cidadãos e das empresas".

O CEO da Gemalto referiu também que "O país reconheceu desde cedo a importância de colocar em prática uma infraestrutura de identidade digital, permitindo que os cidadãos e as empresas possuam identidades digitais. Isso abre agora um mar de oportunidades para o comércio eletrônico e móvel, para os indivíduos, bem como para as empresas, mais especificamente, as pequenas e médias. Estas oportunidades permitem que as PME sejam capazes de expandir suas exportações, por exemplo para o Brasil, onde as assinaturas digitais também são publicamente reconhecidas e legalmente aceitas. As empresas portuguesas que pretendem desenvolver os seus negócios podem fazê-lo facilmente, por meio da Internet, pois estarão protegidas legalmente devido ao uso da assinatura digital."

O objetivo da Gemalto é claro: "tornar simples e seguro para os consumidores e para as empresas o seu dia-a-dia num mundo cada vez mais digital e sem fios", explicou Olivier Piou. "Queremos que seja prático e seguro para as pessoas aproveitarem as oportunidades no mundo digital de hoje".

Em minha palestra, como Coordenador do Brasil do "Projeto Mercosul Digital" e do Comitê de Micro, Pequenas e Médias empresas da camara-e.net, expliquei como a segurança digital poderá impactar a expansão do comércio eletrônico transfronteiriço sustentável e como o Mercosul Digital está apoiando as PME’s do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai) para que possam competir nos mercados externos usando a Internet para a realização de transações de comércio electrónico B2B (Business to Business) com segurança e respaldo jurídico.

Em meu ponto de vista, o Mercosul é um mercado de exportação de interesse para a Europa, pois o Brasil e a Argentina apresentam atualmente um crescimento econômico acima da média europeia. Por exemplo, a América Latina apresenta um potencial de receita estimada em 1 trilhão de dólares em comércio eletrônico em 2011, o que significa uma extraordinária oportunidade para as empresas realizarem negócios on-line.

Acretido que um dos principais objetivos do projeto Mercosul Digital consiste em ter o reconhecimento mútuo de certificados digitais entre a UE e o Mercosul, como já é o caso entre Portugal e o Brasil. Por exemplo, quando um certificado digital é emitido na Itália, é também reconhecido na França ou na Alemanha. Queremos fazer o mesmo entre todos os países da UE e os países do Mercosul. Para tanto, é preciso resolver as questões pendentes relacionadas às infraestruturas de chaves públicas, para que as assinaturas digitais e identidades eletrônicas sejam interoperáveis para além das fronteiras. Estas questões incluem ações para implantação de transações de comércio eletrônico transfronteiriço com respaldo jurídico, baseadas no reconhecimento mútuo de certificados digitais.

Brasil e PortugalSegundo a camara-e.net, "a necessidade básica para o crescimento sustentável da economia digital é a identificação inequívoca de cada uma das partes de um contrato, com segurança tecnológica, validade jurídica e uso universal”. Este é um domínio em que a Gemalto tem estado envolvida em muitos países, e tem dado o exemplo através do seu trabalho em várias entidades governamentais, em Portugal, e em outros países do mundo.

Veja mais em:

- Jornal Metro Portugal: Na Liderança da Segurança Digital

- Sapo.pt: Brasil quer testar plataforma de eCommerce com Portugal

- iOnline: Portugal envolvido em projecto de 10 milhões para criar Mercosul digital

- Computerworld Portugal: Gemalto vê ponte entre Portugal e Brasil na economia digital

- Embaixada de Portugal no Brasil: Portugal em projecto para criar Mercosul digital

Nenhum comentário: