A Internet das Coisas (#IoT) é uma oportunidade ímpar para as empresas Reescreverem as Regras de sua Indústria
- Casa Inteligente: tornando a vida em casa mais fácil e segura
- Cidade Inteligente: melhorando a qualidade vida
- Mobilidade Conectada: carro passa a ter um novo conceito - o de assistente pessoal
- Indústria 4.0: conectando pessoas, máquinas e objetos em tempo real
A grande vedete da CES 2017, maior evento de eletrônicos de consumo do mundo, foi a Internet das Coisas.
As Soluções de IoT, mostradas na CES, ilustraram como a conectividade está transformando as coisas em parceiras, companheiras e assistentes. Foram apresentadas soluções inovadoras nas áreas de: casa inteligente, cidade inteligente, mobilidade conectada, Indústria 4.0 e Tecnologias baseadas em Sensores - são tecnologias que facilitam e tornam o dia a dia mais confortável e seguro.
Casa Inteligente: Tornando a vida em casa mais fácil e segura
Os Sistemas de Casas Inteligentes da permitem facilmente controlar, por meio de cenários, dispositivos conectados em casa por meio de um único aplicativo. Além do controle da iluminação, som e imagem, dispositivos tais como os detectores de fumaça e movimento que podem assumir funções adicionais.
Assistentes Pessoais para a Cozinha: A Bosch, por exemplo, lançou o "My Kitchen Elf" ou, simplesmente Mykie. Trata-se de um conceito de assistente pessoal inteligente na cozinha, operado pela voz do usuário. Mykie escuta, responde às perguntas e ajuda nas tarefas do dia a dia como, por exemplo, informando exatamente quanto tempo determinado alimento ainda deve permanecer no forno, os ingredientes disponíveis no refrigerador ou previsão do tempo para os próximos dias. Com o Mykie, os usuários podem controlar toda variedade de aparelhos eletrodomésticos conectados.
Ferramentas Elétricas Conectadas: Neste cenário, a CES demonstrou produtos e sistemas de gerenciamento que podem ser usados para otimizar os processos de trabalho e aumentar a produtividade. Uma das novidades apresentadas foi a possibilidade de personalização de ferramentas elétricas conectadas por meio aplicativos, configurando seus dispositivos para atender as suas necessidades individuais e salvar a configuração de ajustes para serem utilizados no futuro. Os usuários também podem receber informações sobre o status de suas ferramentas, assim como dicas para corrigir problemas como, por exemplo, quando o dispositivo desliga por causa de superaquecimento. O aplicativo também mostra ao usuário há quanto tempo ferramenta está em uso. Em alguns casos, o mesmo pode ser usado ainda como um controle remoto e, com isso, economizar o tempo dos profissionais.
Cidade Inteligente: Melhorando a qualidade vida, a eficiência energética e a segurança
Soluções para a Cidade Inteligente: A feira revelou soluções nas áreas de mobilidade, energia e tecnologia predial, segurança e governança digital. Quando se trata de mobilidade, as tecnologias incluem sistemas de monitoramento ambiental e de estacionamentos conectados, assim como gerenciamento de frota, e-mobility e soluções de transportes intermodais. Para o segmento de energia, o evento apresentou soluções tais como usinas virtuais, sistemas de aquecimento eficientes, sistemas para água quente e resfriamento, além de tecnologia para armazenamento. Já os sistemas de segurança incluem tecnologias de proteção contra incêndio, sistemas de controle de acesso e soluções de vídeo vigilância.
Tecnologia inteligente em São Francisco: Como um exemplo de um projeto de cidade inteligente bem-sucedido, a a CES mostrou como as ruínas de um antigo estaleiro naval e de um estádio de futebol estão se tornando "The San Francisco Shipyard e Candlestick Point", dois novos locais atraentes. Neste caso, a FivePoint, em parceria com a Bosch, está trabalhando em soluções inteligentes para esses recantos modernos.
Vivatar: O novo aplicativo Vivatar é um anjo da guarda digital para as pessoas. Por meio do GPS e de um chat, os usuários podem permanecer em contato com os amigos e familiares em qualquer lugar que estejam, seja em casa ou na rua. Em caso de emergência, a pessoa poderá obter ajuda rapidamente com o toque de um dedo, através da função de seu serviço de emergência.
Estacionamento Community-Based: Como sabemos, especialmente nas áreas residenciais urbanas, existe uma alta demanda por vagas de estacionamento em vias públicas. Neste caso, as Smart Cities pretendem atender a esta demanda por meio de soluções como o "estacionamento community-based", que procura automaticamente pelas vagas, facilitando a tarefa para os motoristas. Assim, quando o carro está rodando ao longo de uma rua, os sensores de ultrassom detectam as vagas disponíveis e medem o tamanho do espaço entre os carros estacionados. Os dados coletados são transmitidos a um mapa digital e os algoritmos de alto desempenho avaliam a plausibilidade das informações e fazem análise assertiva sobre a vaga. Com isso, um mapa em tempo real é disponibilizado para os carros no entorno e, desta forma, o motorista poderá dirigir diretamente para as vagas disponíveis. Há previsão de ter um projeto piloto do sistema nos EUA já em 2017. Atualmente, em cooperação com a Mercedes-Benz, a Bosch está testando este conceito de estacionamento na região metropolitana de Stuttgart.
Mobilidade Conectada: Transformando o carro em um assistente pessoal
Como será a mobilidade no futuro? A Bosch apresentou sua visão na CES 2017 com um novo carro conceito. Junto com casa e o trabalho, a conectividade está transformando o carro em um terceiro espaço na vida dos usuários. Com adaptação personalizada entre o carro e o motorista, serviços cada vez mais abrangentes e de alto desempenho também poderão ser operados com segurança no futuro. Além disto, a direção autônoma mais tempo para que os motoristas se dediquem a outras tarefas, como usar o tempo do trajeto para o trabalho, por exemplo, para escrever e-mails, se entreter com músicas ou vídeos. No novo carro conceito, a Bosch apresenta uma ampla variedade de inovações, incluindo:
- Reconhecimento Facial e Personalização Inteligente: A câmera Driver Monitor permite um rápido reconhecimento facial e personalização, a partir do momento em que o motorista estiver no carro. Dessa forma, o carro ajusta o volante, espelhos, temperatura interna e estação de rádio de acordo com as preferências do motorista. Quando em movimento, a detecção de sonolência ajuda a melhorar a segurança e, se houver um risco de que o motorista adormeça ou fique muito distraído, o carro emite um aviso sonoro ajudando a prevenir situações de risco.
- Feedback Sensível ao Tato com neoSense: Graças à touchscreen com feedback sensível ao tato, os botões na tela parecem reais. Em muitas circunstâncias, isto possibilita a operação do sistema de info-entretenimento sem olhar e, assim, os motoristas podem manter seus olhos na estrada melhorando a segurança. Esta tecnologia foi reconhecida no Prêmio de Inovação CES em 2016 e, desde então, tem apresentado grandes avanços para o início de produção em série.
- Um display de alta nitidez para OLED: No veículo conceito, os displays OLED (diodo de emissão de luz orgânico) foram integrados no cockpit do carro pela primeira vez. Eles garantem um display de alta nitidez.
- Espelhos Retrovisores Digitais: O sistema de câmera de espelho é uma solução que substitui os dois espelhos retrovisores. Os sensores de vídeo podem ser integrados no interior do veículo e as imagens são mostradas em displays próximos das colunas A nos lados direito e esquerdo do carro. Além disto, a tecnologia digital permite um display único do contexto - quando o veículo está em uma estrada, a visão se concentra principalmente atrás. Já dentro da cidade, uma visão mais ampla ajuda a melhorar a segurança. Um bom contraste melhora a visão quando se está dirigindo à noite.
- Comunicação entre o Carro e o Motorista: No futuro, a Interface Homem Máquina (HMI) desempenhará um papel cada vez mais importante no carro - especialmente quando se trata de direção autônoma. Com isso, o motorista poderá saber, por exemplo, se a direção autônoma é possível em uma rota específica. Para entregar a responsabilidade pela direção ao carro, o motorista deverá pressionar dois botões no volante durante vários segundos. Durante a condução autônoma, a HMI mostra ao motorista o que os sensores detectam ao redor do veículo e qual é o tempo remanescente até que o motorista deva voltar a dirigir.
Comunicação entre o Carro e a Oficina: Durante a CES 2017, também mostrou-se como a oficina conectada funciona com serviços baseados na web e aplicações de realidade aumentada. No futuro, os motoristas poderão planejar visitas às oficinas com mais facilidade e isto irá aprimorar os processos em relação aos serviços prestados.
Serviço de chamada de Emergência Automático para Carro: Soluções como o Retrofit eCall da Bosch podem ser conectados diretamente ao acendedor do carro e são baseadas em sensores de aceleração que detectam colisões, e ativando chamadas de emergência. Estes serviços enviam várias detalhes sobre o acidente, tais como a posição do carro e a gravidade do impacto. Se a colisão for apenas de gravidade moderada, o centro de controle entra em contato diretamente com o motorista. Porém, se o condutor do veículo não responder, uma ambulância é alertada imediatamente.
Indústria 4.0: Conectando pessoas, máquinas e objetos em tempo real
Assistente de Produção Automático: O objetivo destes assistentes é permitir uma produção mais flexível e eficiente. Eles executam tarefas árduas, perigosas ou monótonas e podem ser usados em áreas de produção em que é necessária uma cooperação estreita com seres humanos. Durante a feira, um destes assistentes serviu café e algodão doce aos visitantes do evento. Graças ao seu sensor de pele, o robô detecta quando as pessoas estão próximas demais e se desliga imediatamente.
Enfim, quando a IoT finalmente chega ao principal evento anual de tecnologias ao consumidor, podemos finalmente concluir que a hora é agora e o momento é já!
Um viva à Internet das Coisas efetivamente invadindo o dia-a-dia de todos nós...
Veja também:
Um viva à Internet das Coisas efetivamente invadindo o dia-a-dia de todos nós...
Veja também:
Vecto Mobile: 1ª MVNO brasileira com foco em IoT e M2M
Site da Vecto Mobile: http://vectomobile.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário