sábado, 4 de março de 2017

A Internet das Coisas: hoje e amanhã - ROI e Transformação

Pesquisa intitulada "A Internet das Coisas: hoje e amanhã", publicada pela Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, revela que a IoT irá em breve se disseminar em larga escala. 

IoT ROI Initiatives - Iniciativas de Internet das Coisas geram ROI

Segundo a pesquisa, 85% dos negócios pretendem adotar a IoT até 2019, guiados pela necessidade de inovação e de eficiência nos negócios. Embora a análise confirme os claros benefícios dos investimentos em IoT, o relatório da Aruba alerta para o fato de que conectar milhares de coisas às atuais redes corporativas já resultou em brechas de segurança para a maioria das organizações.

Para realizar a pesquisa foram entrevistados 3.100 tomadores de decisões das áreas de TI e negócios em 20 países, para avaliar o atual estado da IoT e seu impacto em diferentes indústrias. O estudo mostra que, enquanto quase todos os entrevistados (98%) têm ideia do que é IoT, muitos não têm clareza da definição exata de Internet das Coisas e do que ela representa para o mundo dos negócios.

Em seu novo eBook "Entendendo a IoT", patrocinado pela Aruba, o visionário do mundo da tecnologia Kevin Ashton — que criou o termo "Internet das Coisas" — apresenta a seguinte definição: "A 'Internet das Coisas' significa sensores conectados à Internet e comportando-se de forma semelhante à Internet ao criar conexões ad hoc abertas, compartilhando dados livremente e permitindo aplicações inesperadas, então os computadores podem entender o mundo ao redor deles e se tornarem o sistema nervoso da humanidade."

Superação das expectativas

Ao examinar os benefícios da IoT para os negócios, Ashton descobriu que os benefícios para o mundo conseguidos com a IoT superaram inclusive as expectativas originais. Esta "superação de expectativas" se torna evidente em duas áreas essenciais: eficiência dos negócios e lucratividade.

Como exemplo, apenas 16% dos líderes de negócios projetaram grandes lucros com seus negócios de IoT. Mas logo após a adoção, 32% dos executivos já reportaram crescimento nos lucros. De forma semelhante, 29% dos executivos esperavam que suas estratégias de IoT resultassem em melhorias na eficiência, enquanto que os resultados atuais mostram que 46% já conseguiram ganhos de eficiência.

Um amplo diálogo precisa ser aberto para que possamos gerenciar positivamente o impacto da Internet das Coisas. O ponto de partida inicial é alinhar a IoT para os objetivos gerais da empresa, e para separar esses objetivos em quatro pilares: visibilidade, segurança, inovação e lucratividade.

Algumas das áreas que a IoT está ajudando a transformar:
  • 82% afirmam que viram crescimento na Eficiência dos Negócios desde que adotaram a tecnologia de IoT
  • 81% viram a IT das organizações se tornar mais Eficiente
  • 73% tiveram Reduções de Custos
  • 78% viram melhoria na Experiência do Cliente
  • 72% declararam crescimento na Lucratividade
  • 77% viram melhoria na Visibilidade dos Processos ao longo de toda a organização

A média do Retorno sobre o Investimento (ROI) da IoT

Em todo o mundo, a média do Retorno sobre o Investimento da IoT foi de 34%. Mais de um quarto dos respondentes (27%) revelaram um ROI de mais de 40% com IoT e um em dez afirmaram superar um retorno de 60%.
Retorno sobre o Investimento (ROI) de IoT - Internet das Coisas

A pesquisa da Aruba revela vários níveis de maturidade da IoT em diferentes setores da indústria. As cinco verticais listadas são as líderes em adoção da IoT e têm obtido benefícios tangíveis a partir de estudos de casos focados na adoção.

Um) Empresas

Empresas criam um ambiente de trabalho inteligente para produtividade e eficiência:
  • Mais de sete em dez (72%) das empresas adotaram dispositivos de IoT no ambiente de trabalho. Serviços internos baseados em localização aparecem como o segundo mais promissor uso para aprimorar a produtividade dos empregados, atrás de monitoramento remoto. Vinte por cento reportaram a operação remota de iluminação e controle da temperatura de prédios como o uso principal. Porém, esse número mais que dobra, atingindo 53%, quando a questão é implementações futuras.
  • Ao olhar para os resultados tangíveis realizados, 78% afirmam que a adoção da IoT no ambiente de trabalho aprimorou a eficiência de seu time de TI e 75% apontam crescimento na lucratividade.

Dois) Indústria

O Setor Industrial aumentou a eficiência nos negócios e a visibilidade com o uso da IoT para monitoramento e manutenção:
  • Mais de seis em cada dez entrevistados (62%) do setor industrial responderam que já adotaram IoT. O seu uso para monitorar e manter funções essenciais da indústria foi identificado como o de maior impacto. Atualmente, o uso de câmeras IP de monitoramento para segurança física em indústrias está ainda em sua fase inicial, com apenas 6% tendo adotado essa tecnologia. Contudo, quando questionados sobre futuras adoções, o resultado foi multiplicado por cinco, atingindo 32%.
  • Nesse setor, 83% apontaram o crescimento na eficiência dos negócios e 80% identificaram aumento na visibilidade em toda a organização.

Três) Saúde

A Saúde adota IoT para aprimorar o monitoramento de pacientes, redução de custo e promover a inovação:
  • Surgindo como o terceiro mais avançado setor na adoção da IoT, cerca de 60% das empresas de saúde já implementaram equipamento de IoT em suas unidades.
  • Nessa área, 42% dos executivos apontam como número um em uso de IoT o item monitoramento e manutenção — acima de todos os outros setores. Isso destaca a importância do monitoramento de pacientes por meio da Internet das Coisas na atual indústria de saúde.
  • Oito em dez respondentes apontaram o crescimento na inovação e 73% destacaram o corte de custos.

Quatro) Varejo

Varejistas promovem o engajamento de consumidores e aumentam as vendas com o uso de tecnologia de localização em ambientes internos:
  • Apenas 49% dos varejistas estão usando a tecnologia de IoT, mas 81% dos que já utilizam afirmaram ter aprimorado a experiência de usuário. Uma experiência de consumidor aprimorada costuma ter um impacto significativo na lealdade do cliente e na receita.
  • Serviços de envio de ofertas personalizadas e de informações de produtos dentro das lojas aos consumidores surgem como a principal adoção da IoT nessa área, junto com monitoramento e manutenção. Quatro em cada dez varejistas colocaram vigilância na lista de top 3 de casos de uso.

Cinco) Governo

Últimos colocados entre os cinco segmentos, os Governos estão atrasados na adoção da IoT, lutando com tecnologias legadas e a necessidade de redução de custos:
  • Setor com maior lentidão para adotar a IoT, o governo apresenta apenas 42% dos municípios com o uso de dispositivos e sensores de IoT. Um terço (35%) dos tomadores de decisões de da área de TI reclamam que os executivos nessa área têm pouco conhecimento sobre o que é IoT, o dobro da média, o que sugere que a desinformação é a maior barreira para a adoção em massa no setor.
  • Enquanto quase metade (49%) dos departamentos de TI na área de governo lutam com tecnologias legadas, sete em cada dez usuários de IoT no setor público reportam corte de custos e melhoria na visibilidade organizacional como os maiores benefícios.

Nenhum comentário: