segunda-feira, 13 de julho de 2009

A camara-e.net e o Mercosul Digital

MD e camara-e.net

Nos últimos anos, o ecossistema do comércio eletrônico brasileiro evoluiu de forma consistente e vigorosa, devido principalmente aos hábitos de e-consumo no Brasil, que privilegiam a aquisição de bens e serviços online de fornecedores situados no país. Enquanto 32% das compras via web na América Latina são efetuadas fora da região (principalmente na Amazon e na e-Bay), 90% dos gastos de e-consumidores brasileiros correspondem a compras realizadas em e-varejistas locais.

A preferência pelo varejo online situado no país alavancou sobremaneira o comércio eletrônico brasileiro, que, ao completar 10 anos em 2008, atingiu o faturamento recorde de R$ 8,2 bilhões (excluindo-se a venda de automóveis, passagens aéreas e leilões on-line). Este expressivo crescimento anual, da ordem de 45% em média, entre 2001 e 2009, colaborou para a criação de gigantes brasileiros do varejo online, como a B2W, mundialmente respeitada por representar 40% do comércio eletrônico do país e, aproximadamente, 20% do faturamento online na América Latina.

Devido ao tamanho e importância atingidos pelo varejo online, diversos outros setores relacionados à prestação de serviços ao segmento também se desenvolveram, desenhando o robusto ecossistema do comércio eletrônico existente no Brasil. Assim, atualmente o país conta com know-how e excelência em logística digital, webmarketing, meios de pagamento eletrônicos, segurança da informação, prevenção às fraudes online, exportação e demais áreas afins à Economia Digital.

Neste importante momento vivido pela Economia Digital brasileira, que, segundo a camara-e.net, será a base do desenvolvimento sustentável e da geração de riquezas das nações no século XXI, surge o projeto Mercosul Digital para viabilizar a exportação deste “e-conhecimento” brasileiro para os países vizinhos, além de subsidiar a construção dos alicerces necessários à integração digital do bloco.

O projeto Mercosul Digital, em execução desde fevereiro de 2009, representa um importante e ambicioso conjunto de atividades que aproximará digitalmente o bloco composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, promovendo o desenvolvimento de projetos tecnológicos integrados em três áreas prioritárias:

  • Marco Regulatório comum - tratando de temas como assinatura digital, preservação de longo prazo de documentos eletrônicos, proteção de dados pessoais, entre outros;
  • Identidade Digital - priorizando a produção de padrões e recomendações para toda a região, tornando as Infraestruturas de Chaves Públicas (ICPs) plenamente interoperáveis; e
  • Comércio Eletrônico de bens e serviços - fomentando o desenvolvimento de padrões que possibilitem a universalização da prestação de serviços, bem como o desenvolvimento de estudos que apontem as melhores práticas para a área, considerando proteção do consumidor, mercados potenciais, câmaras de arbitragem, fomento ao ingresso das micro, pequenas e médias empresas (MPEs) no varejo online, logística e exportação, entre outras iniciativas.

Assim, as empresas de todos os países envolvidos ganham três novos mercados, prevalecendo, todavia, a vantagem competitiva dos empresários brasileiros, baseada no maior desenvolvimento do comércio eletrônico no país, se comparado com os demais mercados da região.

Vale ressaltar que o projeto beneficiará, em particular, um grande número de pequenas e médias empresas (MPEs) das quatro nacionalidades, que ganharão acesso ao exterior a um custo relativamente baixo.

A integração tecnológica entre os países da região começou a ser discutida em 1998 com a criação do Sub-Grupo de Trabalho 13 (SGT-13) do Mercosul, cujo debate sobre o tema do comércio eletrônico culminou no projeto Mercosul Digital, contando com um aporte de € 7 milhões da União Européia.

Apesar dos benefícios previstos para o comércio eletrônico, o foco da iniciativa é bem mais amplo e certamente atingirá a gestão sócio-ambiental responsável das empresas, com a redução da emissão de documentos em papel e a desmaterialização de processos no âmbito dos Poderes Judiciários de todos os países envolvidos.

Nenhum comentário: