sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Diversificação dos Correios privilegia Certificação Digital e Banco Postal

Um dos focos da virada é o Correio Digital, empresa de Certificação Digital para pessoas físicas e jurídicas.

Correios Online Já está em elaboração a minuta de Projeto de Lei que propõe a transformação dos Correios em uma rede prestadora de serviços para a população. Este documento será entregue ao Ministro das Comunicações, Hélio Costa, no decorrer do mês de agosto/09.

Questionado sobre o momento de transição, o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, informa que a empresa passa por um momento que reúne diversas condições, internas e externa, que propiciam essa grande virada, ou seja:

  • 6.100 agências cobrindo todo o território nacional;
  • 115 mil funcionários; e
  • avanço acelerado da Internet sobre uma de suas principais fontes de receita, as correspondências com boletos de cobrança.

Além disso, a vitória na disputa com as empresas de entregas, com a definição pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que somente empresa pública pode entregar cartas pessoais e comerciais, cartões-postais e malotes, não assegura mais a sobrevivência dos Correios seguindo o modelo de negócios atual.

Segundo Custódio, “É preciso modernizar a empresa, encontrando um modelo que seja bom para a sociedade. O atual modelo é vitorioso até agora, mas não garante o futuro”.

A aposta é na prestação de serviços. Para isso, o presidente quer aproveitar melhor as dependências das mais de 6 mil agências, firmando parcerias com redes varejistas e oferecendo aos clientes catálogos com ofertas e até instalando totens para a compra de produtos, e garantindo, em troca, a entrega das encomendas.

Assim, além da racionalização do modelo de logística usado pelos Correios, com o uso mais intensivo de sua frota de aviões de carga, o que também aumentará a rentabilidade da empresa, o presidente dos Correios ressalta um importante projeto já desenhado é o Correio Digital, uma empresa de Certificação Digital para pessoas físicas e jurídicas. Isso quer dizer que documentos e assinaturas expedidos pelo Correio Digital terão assegurados sua autenticidade.

Correio Digital

“Isso é uma tendência e vamos investir”. E o Banco Postal, aproveitando sua imensa capilaridade para ofertar seguro, previdência, título de capitalização. “Hoje, existem 400 cidades onde não há bancos. Existe espaço para crescermos sem tomar o mercado de ninguém”, diz Custódio.

Nenhum comentário: