Temas atuais como o projeto do Mercosul Digital serão apresentados no 7° CertForum - etapa São Paulo, que acontecerá na próxima terça-feira (04/08), no World Trade Center São Paulo - WTC/SP.
O projeto Mercosul Digital será tratado pelo coordenador brasileiro e Diretor Executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, que falará sobre o case "A Integração Digital do Mercosul". Segundo Gerson Rolim, o projeto, patrocinado pela União Européia - UE, tem como objetivo principal diminuir as assimetrias digitais entre os países membros do Mercosul, além de demonstrar as metas e a possibilidade de aplicação dos Certificados Digitais entre todos os países do bloco.
O projeto Mercosul Digital é representado pela Comissão das Comunidades Européias - CCE, pelo Mercado Comum do Sul - MERCOSUL composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e pelo Grupo Mercado Comum - GMC, órgão decisório executivo do Mercosul.
Mercosul Digital em detalhes
O projeto Mercosul Digital – o Mercosul Digital nasceu com o intuito de promover políticas e estratégias comuns do Mercosul no setor de TI e reduzir o desnível digital e assimetrias em matéria de Tecnologias de Informação e das Comunicações (TIC) na região.
Preparar os países beneficiários (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) para uma atuação significativa na demanda por serviços decorrentes de capacitações especializadas e de comércio eletrônico, além de aumentar as competências e a utilização das TICs entre as instâncias de decisão dos setores público e privado e da sociedade civil no Mercosul, por meio de ações conjuntas de capacitação, desenvolvimento das infraestruturas, formação relacionadas com as TICs e de aplicações de comércio eletrônico no bloco.
Ademais, será criada uma infraestrutura de Ensino à Distância (EAD) a fim de dar escalabilidade à capacitação em temas relacionados à Economia Digital no bloco.
Entre os objetivos dessa cooperação estão: troca de experiências práticas comuns relacionadas com comércio eletrônico, maior compreensão sobre a Sociedade da Informação, podendo proporcionar melhorias nas áreas de governo eletrônico, e-Saúde, ensino à distância, banda larga, e outros. O desenvolvimento do comércio eletrônico pode ser um fator potencial para contribuir com a integração entre os países do Mercosul e desses com a Comunidade Européia, aumentando de credibilidade nos negócios transacionados.
Fonte: Boletim Digital do ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação
Nenhum comentário:
Postar um comentário