segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dicas e Boas Praticas que os Blogueiros devem seguir do Jornalismo

Boas Práticas que Blogueiros devem aprender com Jornalistas

Boas Práticas que Blogueiros devem aprender com Jornalistas

Muito se fala sobre as diferenças entre blogueiros e jornalistas. Este, inclusive, é um dos panos de fundo do filme "Contágio", em cartáz nos cinemas. Durante o filme, um jornalista paleozóico solta a seguinte e inesquecível pérola: "Blog não é não é jornal! É grafite com pontuação..."

Uma das questões mais debatidas, que permeia o tema, é a grande dificuldade que jornalistas antigos, ou com "mente antiga", têm em interagir de maneira informal na web utilizando um blog, por exemplo. Por outro lado, alguns blogueiros desenvolvem artigos e matérias com tanto empenho que muitas vezes, mesmo de maneira informal, contribuem de forma inconteste para a evolução do jornalismo como um todo.

De qualquer forma, ainda existem enormes diferenças entre blogueiros e jornalistas. Assim, pelo menos de nossa parte, meros e dedicados blogueiros, cabe-nos aprender diversas das boas práticas desses grandes profissionais.

Trate de seu texto com carinho

Uma boa redação, evitando-se erros de escrita não apenas é mais que bemvinda pelos leitores, mas também melhora o SEO, pois o Google "detesta" erros ortográficos...

Escreva como se fosse um Diário

Grande parte dos blogs, como o meu, não é atualizada diáriamente. Porém,mesmo não escrevendo todos os dias em seu blog, tente criar uma forma rápida de escrever histórias e/ou notícias. Os jornalistas têm essa facilidade de criar histórias de forma rápida e que por muitas vezes prendem nossa atenção.

Esta prática certamente contribuirá para trazer novos leitores e, principalmente, fidelizar os atuais.

Desenvolva um Calendário Editorial

Crie um calendário, mesmo que você escreva sozinho(a) em seu blog, e isso irá facilitar bastante. Tente, por exemplo, criar posts utilizando um mesmo tema e, com o controle do calendário, você saberá muito bem quando terá que escrever.

Escreva sobre novas notícias interessantes e atuais (o famoso hype)

É certamente mais trabalhoso, do que simplesmente "copiar e colar", todavia a importância de publicar textos diferentes da maioria é fundamental. Além de ser super que bemvinda pelos leitores, que têm a oportunidade de visualizar novos ângulos e detalhes do assunto, também melhora o SEO, pois o Google privilegia os textos originais em suas pesquisas.

Isso é um dos "segredos" de alguns bons blogueiros e jornalistas. Eles veem uma notícia sobre um assunto polêmico e que provavelmente sairá na mídia tradicional e em massa, e escrevem sobre essa notícia de maneira diferente e inserindo seu ponto de vista sobre aquele assunto. Veja meu post: As Videolocadoras deixaram de existir e o DVD chegou ao seu fim. Será a TV à Cabo a próxima vítima?, ele é um exemplo disso! Um dos mais lidos em meu blog.

Sempre que possível, linke outros artigos, para melhorar o "link building" deseu blog como um todo.

Foque nos leitores

Mesmo com um blog corporativo ou profissional, que é o caso do Economia Digital, pense sempre na necessidade de leitura e busca de informação dos seus leitores. Os jornalistas, em sua maioria, escrevem todos os dias sobre a notícia da “moda” e, por isso, eles desenvolvem uma forma diferente de falar da notícia sem ficar na "mesmice".

Finalmente, encontrei algumas dessas dicas no "Social Media Today", fiz algumas alterações de forma e estilo (lembrem-se da dica do SEO) e acrecentei meu ponto de vista sobre os temas citados no post. Mais uma dica valiosa para escrever em blogs.

Espero que tenham gostado!