sexta-feira, 4 de novembro de 2011

No Futuro as vitrines do eCommerce exibirão seus produtos com imagens em 3D

Anamorphicons: No eCommerce do futuro a escolha dos produtos ocorrerá por meio de imagens em 3D!

Técnica Anamorphicons, criada por universidade japonesa usa espelho e tablet para criar o efeito 3D.


Pesquisadoras da Universidade de Ochanomizu (OWU), no Japão, desenvolveu um projeto baseado em um espelho cilíndrico e um iPAD para criar Ilusões de Ótica (ou Óptica) em 3 Dimensões, baseadas em imagens em 2D.

Denominada “Anamorphicons”, a técnica é baseada em outro método de ilusão denominado Anamorfose. Nesse processo, uma imagem deformada só é vista de forma correta por um determinado ângulo. As pesquisadoras japonesas perceberam que essa técnica poderia ser usada para projetar dados 2D em um objeto 3D.

Na Anamorfose, o espelho permanece fixo e o observador se move em torno dele. Todavia, este projeto da Universidade Japonesa simplifica o processo, funcionando de forma contrária, pois utiliza a sensibilidade touchscreen do tablet (no caso um iPAD)) para girar o espelho cilíndrico e mudar a visão do objeto por meio dele.

Preceisa-se, ao todo, de até 70 imagens distorcidas para criar o efeito 3D, calculadas através de um software de conversão de coordenadas polares.

Para funcionar, o espelho cilíndrico usa duas canetas touchscreen que entram em contato com o visor do tablet. Um aplicativo calcula as coordenadas da caneta e também o ângulo do espelho cilíndrico. Cada posição corresponde a uma das setenta imagens, que são exibidas conforme se gira o cilindro.

Segundo a pesquisadora Chihiro Suga, "o sistema poderá ser usado por sites de comércio eletrônico para torná-los mais amigáveis, ao permitir que os usuários possam manipular imagens 3D de forma tangível".

Confira no vídeo abaixo como o projeto funciona: