segunda-feira, 6 de junho de 2011

Varejo do Brasil é mais atraente do que o da China

O Brasil desbancou a China (líder desde 2001) e assumiu pela 1ª vez a liderança do Ranking dos Países em Desenvolvimento com maior Potencial de Atrair Investimentos Estrangeiros para o Varejo (IED - Investimento Estrangeiro Direto), segundo pesquisa da A.T.Kearney.

"O aumento da renda do brasileiro e a formação de uma grande classe média foram fatores decisivos para que o País atingisse essa posição", afirma Markus Stricker, sócio da consultoria.

O ranking mostra que entre os 10 países mais atraentes neste ano, além do Brasil, 3 são da América do Sul: Uruguai e Chile, na 2ª e 3ª posições, respectivamente, e o Peru em 8º lugar. Stricker destaca que o passaporte desses mercados para ascender na lista foi o fato de as suas economias terem passado muito bem pela crise e registrado no ano passado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na casa de 6%.

A China, que encabeçava o ranking desde de 2001, e a Índia, que ocupava as primeiras posições, perderam atratividade. A China caiu para o 6º lugar no ranking deste ano e a Índia saiu da 3ª para a 4ª posição. Segundo Stricker, essa queda ocorreu em razão da saturação de mercado e da menor renda média dos cidadãos, principal problema da Índia.

Este novo cenário gera investimentos dentro e fora do eCommerce, vide o anúncio da chegada da Amazon.com no país.

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: